terça-feira, 8 de março de 2011


Hillary Clinton para a mídia capitalista:

Estamos perdendo a guerra da informação



No dia 2 de março, diante de um comitê de Política Externa do Congresso, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que o país está perdendo a “guerra da informação”.
“A Al Jazeera está ganhando”, resumiu.
Muito citados nos últimos meses, Wikileaks, Twitter e Facebook tornam-se quase insignificantes em comparação com o papel exercido pela Al Jazeera no Oriente Médio.
A Al Jazeera em inglês está suprimida para os usuários de tv a cabo nos EUA, com exceção dos que estão em Toledo, Ohio; Burlington, Vermont e Washington DC.
Isso não impede, é claro que tanto Obama como a senhora Clinton critiquem a censura no Irã.

Nem mais nem menos do que a própria secretária de Estado dos EUA rendeu um incômodo tributo a Al Jazeera no dia 2 de março.
Diante de um comitê de Prioridades da Política Externa dos EUA, o senador Richard Lugar pediu a Hillary Clinton que apresentasse seus pontos de vista sobre em que medida o país está promovendo sua mensagem em todo o mundo.
Clinton disse de imediato que os EUA estão envolvidos em uma guerra da informação e estão perdendo.
A Al Jazeera está ganhando”, acrescentou.
Falemos francamente em termos de realpolitik”, prosseguiu a secretária de Estado. “Estamos em uma imensa competição por influência global e mercados globais. China e Rússia lançaram redes de televisão funcionando em várias línguas, quando os EUA faz cortes nesta área... Estamos pagando por um preço elevado por desmantelar redes de comunicação internacional depois do fim da Guerra Fria. Nossos meios privados não podem preencher essa brecha”.

Como temos assinalado durante a última quinzena, há uma florescente pequena indústria da internet que afirma que a derrubada de Mubarak ocorreu por cortesia do comando Twitter-Facebook dos EUA.
New York Times publicou numerosos artigos sobre o papel do Twitter e do Facebook enquanto ignora ou vilipendia ao mesmo tempo Julian Assange e Wikileaks.
Por certo, em qualquer discussão sobre o papel da internet na convocação dos levantes no Oriente Médio, deveria se dar o maior crédito ao Wikileaks. Mas Wikileaks, junto com Twitter e Facebook, tornam-se quase insignificantes em comparação com o papel exercido pela Al Jazeera.

Milhões de árabes não podem tuitar e não estão familiarizados com o Facebook. Mas a maioria vê televisão, o que significa que todos assistem à Al Jazeera que detonou o “artefato explosivo improvisado” que estourou sob a Autoridade Palestina, a saber, o conjunto de documentos conhecidos como os Palestine Papers.

Houve imensas ironias na confissão de Clinton diante do senador Lugar e seus colegas.
Ao final dos anos setenta, os radicais nas Nações Unidas promoveram com entusiasmo a necessidade de uma “Nova Ordem Mundial da Informação” (NWIO, em sua sigla em inglês) para se contrapor ao controle sobre as comunicações mundiais da propaganda por parte dos países ricos, EUA à frente deles.

Ronald Reagan, em sua campanha para a presidência ao final dos anos setenta, denunciava quase que diariamente a visão da NWIO, fazendo-a parecer como um braço particularmente sinistro da conspiração comunista internacional.
Sob este ataque, as Nações Unidas abandonaram o NWIO e se dedicaram ao negócio do Aquecimento Global, investindo fortemente no Grupo Intergovernamental de Especialista sobre a Mudança Climática (IPCC) como meio de restaurar o peso da ONU em todo o mundo.
No que diz respeito à informação, o mundo sintonizou a CNN de Ted Turner, fundada em 1980, que se converteu precisamente no veículo de propaganda em escala global contra o qual os países do Terceiro Mundo tinham se queixado nas Nações Unidas.

E então aparece o emir do Qatar, o xeique Hamad bin Khalifa, patrono fundador e financiador da Al Jazeera, em 1996.
O colaborador de CounterPunch, Afshin Rattansi, ex-BBC, foi o primeiro jornalista em idioma inglês que trabalhou na rede de televisão.
Foi um momento de grande importância na história do Oriente Médio.
Seu poder foi reconhecido tacitamente há algum tempo pelo governo dos EUA que pressionou as empresas de tv a cabo dos EUA para que não transmitissem suas emissões.

Nos primeiros dias da rebelião no Egito, os telespectadores nos EUA tiveram a experiência algo surrealista de ver a Al Jazeera, transmitida em um dos monitores da sala de Obama, ainda que a Al Jazeera em inglês esteja suprimida para os usuários de tv a cabo nos EUA, com exceção dos que estão em Toledo, Ohio; Burlington, Vermont e Washington DC. (Isso não impediu que tanto Obama como a senhora Clinton criticassem a censura no Irã).

Pobre senhora Clinton.
Ela imagina uma vasta rede imperial de comunicações que dissemine propaganda sofisticada ao estilo estadunidense.
Insinua que deveria ser financiada com fundos públicos, uma versão reforçada da “Voz da América” que seguia com devoção o público por trás da Cortina de Ferro há meio século.
O modelo de propaganda é o “Poderoso Wurlitzer”, como chamavam o aparato de propaganda comandado por Frank Wisner, da CIA.

Mas o mundo seguiu adiante.
Basta olhar a televisão estadunidense durante dez minutos para concluir que os comunicadores dos EUA já não têm os recursos intelectuais nem a capacidade política para montar uma propaganda exitosa bem informada.
O Canal Fox é para idiotas em casa.
Além disso, o que poderiam alardear os propagandistas subvencionados pelo Estado?
Os ataques dos drones Predator (aviões não tripulados) no Afeganistão?
Guantánamo?
Trinta milhões de pessoas com trabalho precário ou desempregadas nos EUA?
Os EUA já não são o que eram quando a taxa de crescimento econômico estava em alta e o capitalismo parecia capaz de cumprir suas promessas.

O 2 de março foi um dia muito atarefado.
O Exército dos EUA apresentou 22 novas acusações contra o soldado Bradley Manning, suspeito de passar informação confidencial para Wikileaks.
As acusações incluem “ajuda ao inimigo”, um delito capital.
Essas acusações coincidiram com o pedido de desculpas do general Petraeus, também no 2 de março, ao dirigente títere afegão Karzai pelas mortes, por fogo de metralhadoras dos helicópteros Apache, de 9 crianças que recolhiam lenha em uma área montanhosa do oeste do Afeganistão.
Uma décima criança ficou ferida.
O general disse que sentia muito e que “lamentavelmente parece ter ocorrido um erro entre a informação sobre a localização de insurgentes e o envio dos helicópteros de ataque que realizaram as operações subsequentes”.

Entre o material entregue a Wikileaks – e que integra a acusação contra Manning – estão as sequências de ataques de helicópteros Apache em Bagdá.
A internet ficou petrificada quando no dia 5 de abril de 2010, Wikileaks apresentou no Youtube um vídeo de 38 minutos e uma versão editada de 17 minutos, realizado do interior de um helicóptero Apache do Exército dos EUA, que disparou contra um grupo de iraquianos em Bagdá, na esquina de uma rua, em julho de 2007.
Morreram doze civis, incluindo um fotógrafo da Reuters, Namir Noor-Eldeen, de 22 anos, e um motorista da Reuters, Saeed Chmagh, de 40 anos.

Dois mortíferos ataques de helicópteros, dois resultados diferentes para os que os divulgaram. Petraeus recebeu um tapinha nas costas por seu rápido esforço de controle de danos. Manning enfrenta acusações que implicam a pena de morte.

Um de meus vizinhos, aqui em Petrolia, é o doutor Dick Scheinman, que escreveu o seguinte para a sua lista de email’s:

“Recentemente li um artigo horripilante no New York Times sobre o Afeganistão e não pude deixar de escrever a meus representantes. Talvez vocês possam fazer o mesmo. Nos aproximamos da data de pagamento das nossas contribuições, e a resistência ao pagamento de impostos é uma opção. Queria chamar a atenção de vocês sobre um artigo de 2 de março do New York Times intitulado “Nove crianças afegãs que buscavam lenha assassinados por helicópteros da OTAN”.

“Eu vivo com meu neto de 12 anos e, para ganharmos a vida, entre outras coisas, recolhemos e vendemos lenha. Nathan recebe 25 dólares para carregar e descarregar um punhado de lenha de nosso caminhão. Quando li esse artigo não pude deixar de pensar na pura sorte que converteu Nathan em um saudável menino estadunidense que pode recolher lenha e ganhar dinheiro, em lugar de ser um pobre menino afegão cuja vida foi destruída por homens (mulheres?) da OTAN (estadunidenses?) em um helicóptero a milhares de quilômetros de suas casas. Meu coração está repleto de amargura”.

“David Petraeus pediu desculpas. Talvez tenha filhos e netos. Talvez devesse enviar seus filhos ao Afeganistão para que recolham lenha para as irmãs destes meninos durante o resto de suas vidas com o fim de expiar esse indignante assassinato a sangue fio (“mataram os meninos um depois do outro”). Talvez os homens do helicóptero devessem fazer o mesmo. Talvez as duas filhas de Barack Obama pudessem ajudar. Talvez devessem vestir alguns trapos, beijar seus pés e pedir perdão. Mas o mínimo, o mínimo que vocês poderiam fazer é não votar nunca, jamais, que haja mais dinheiro para continuar esta guerra”.

domingo, 19 de setembro de 2010

Fonte de "denúncia" da Folha é um bandido

De rabo preso com o crime
"Empresário" fonte da Folha acabou de sair da cadeia

Alguns elementos para tentar entender essa nova denúncia da Folha:
Segundo informações da própria Folha, o acusador Rubnei Quícoli já foi condenado duas vezes em São Paulo (por interceptação de carga roubada e por posse de moeda falsificada). E em 2007 passou dez meses preso. O fato de antecipar as denúncias sobre sua fonte não absolve o jornal. Pelo contrário, é agravante. Quando uma pessoa com tal currículo faz uma denúncia, é praxe de qualquer jornalismo sério ouvir as denúncias e exigir a apresentação de provas.
A única prova que o tal consultor apresenta é um email marcando audiência na Casa Civil e que tem o nome de Vinicius Oliveira no C/C . Todo o restante são acusações declaratórias. Nenhum juiz do mundo tomaria como verdade acusações desacompanhadas de provas, de um sujeito que acaba de sair da cadeia.
O jornal não explica como um sujeito com duas condenações criminais, que passou dez meses na prisão dois anos atrás, pilota um projeto de R$ 9 bilhões. É apostar demais na ignorância dos leitores.
O BNDES é um banco técnico, constituído exclusivamente por funcionários de carreira trabalhando de forma colegiada. É impossível a qualquer pessoa – até seu presidente – influenciar a análise do comitê de crédito. Essa informação pode ser facilmente confirmada com qualquer ex-presidente do banco, de qualquer governo. É só conversar com o Luiz Carlos Mendonça de Barros, Pérsio Arida, Antonio Barros de Castro, Márcio Fortes – que foram presidentes durante o governo FHC. A ilação principal da reportagem – a de que o projeto de financiamento foi recusado pelo BNDES depois da empresa ter recusado a assessoria da Capital – não se sustenta. Coloca sob suspeita uma instituição de reconhecimento público fiando-se na palavra de um sujeito que já sofreu três condenações na Justiça e três anos atrás passou dez meses preso.
Existem empresas de consultoria que preparam projetos para o BNDES e cobram entre 5 a 7% sobre o valor financiado. É praxe no mercado. Confundir essa taxa com propina é má fé. Segundo o empresário que denunciou, Israel apresentou uma proposta de acompanhamento jurídico de processos da empresa, que acabou não sendo assinado. Tudo em cima de declarações.
Ninguém vai negociar propostas ocultas em reuniões formais na Casa Civil, à luz do dia. Só faltava.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UFRPE abre concurso para técnicos -administrativos

Há 20 vagas disponíveis com vencimentos de até R$ 2.989,33; inscrições podem ser efetuadas desta quarta-feira (16) ao dia 30 de setembro, exclusivamente, no site da Covest


A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu concurso público para técnicos-administrativos do quadro permanente, nos níveis médio e superior. As inscrições podem ser efetuadas desta quarta-feira (16) ao dia 30 de setembro, exclusivamente, no site www.covest.com.br.

Há 20 vagas disponíveis para os cargos de: assistente em administração, técnico de laboratório, técnico de tecnologia da informação, técnico em contabilidade (nível médio) e secretário executivo, bibliotecário, engenheiro civil, médico e técnico em assuntos educacionais (nível superior).

Para os cargos de nível de nível médio (classificação D), o vencimento básico é de R$ 1.821,94. Já a remuneração de nível superior (classificação E) de R$ 2.989,33.

O edital de seleção também está disponível no site da UFRPE.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TELES COBRAM PREÇO DE JAGUAR POR CARRO USADO

Teles querem cobrar preço de Jaguar por carro usado


Se depender das teles, a internet no Brasil continuará a demorar um pouquinho...
Tucanos e empresários da telefonia, aqueles que nos oferecem um serviço de quinta por preços de primeira, têm uma incrível afinidade. Já tinha comentado aqui a afirmação do site Brasil de verdade, de apoio a Serra, de que os problemas da banda larga se devem “às dimensões do Brasil e à baixa renda de parte da população”. E hoje o presidente do sindicato das teles cunhou a máxima de que “não dá para ter um serviço 3G de Jaguar se você pagou para ter um Gol.”
A que serviço o senhor Eduardo Levy está se referindo? Certamente não é ao que as teles privadas aqui oferecem já que compará-la a um Gol é uma ofensa. Se eu fosse a Volkswagen processava esse cidadão. O serviço de internet no Brasil não vale um carro usado e o de banda larga não dá nem para um carrinho de mão.
O que a frase do representante das teles revela é que o desejo das empresas é cobrar o preço de um Jaguar, que poucas pessoas podem comprar no mundo, por um serviço de banda larga que jamais irão prestar. A intenção das teles é tornar a banda larga um privilégio e não universalizá-la para o desenvolvimento das comunicações no país.
O senhor Eduardo Levy voltou a chorar contra a carga tributária – as teles adoram lucrar sem pagar impostos – e transferiu a responsabilidade pelas baixas taxas de velocidade e quedas constantes de conexões à natureza da tecnologia. O presidente do sindicato das teles ainda afirmou que periga as operadoras nem cumprirem os patamares mínimos fixados pela Anatel sobre a qualidade da telefonia celular. Espero que a agência reguladora, que costuma dormir no ponto, não tolere nenhum corpo mole ou lobby das teles e exija o cumprimento de todas as exigências, sem exceções.
Foi por isso que o governo acertadamente reativou a Telebrás para garantir o Plano Nacional de Banda Larga, que as teles privadas jamais executariam. Mas é preciso pensar em ampliar o seu papel, inicialmente restrito à rede de comunicação da administração pública federal e a localidades distantes, e assumir a prestação completa do serviço de conexão à internet em banda larga caso as empresas continuem com esse joguinho hipócrita de que o que recebem não compensa o investimento que fazem. Se insistirem que é esse o caso, podem ser convidadas a se retirar e deixar o serviço para quem o encara como necessidade da população brasileira e não exclusivamente como negócio.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ibope-TV Globo: Dilma 39% x Serra 34%
Confirmado: Dilma Rousseff abriu cinco pontos de vantagem sobre José Serra na disputa pela Presidência, segundo pesquisa Ibope TV Globo. Dilma subiu três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita em junho, e Serra caiu dois, confirmando a mesma tendência revelada pelo Vox Populi, que apontou oito pontos de vantagem para Dilma. Só o Datafolha insiste num empate técnico que já deixou de existir há muito tempo.
Segundo o Ibope, Dilma tem 39% das intenções de voto, contra 34% de Serra. Na simulação de segundo turno, Dilma tem 46% e Serra 40%. A pesquisa Ibope também ouviu os eleitores sobre o governo Lula, e 77% o consideram ótimo ou bom e 18% regular. Assim que começar a campanha na televisão e ficar definitivamente claro que Dilma é a candidata de Lula, essa aprovação tende a ser converter em votos para ela, com uma possível vitória no primeiro turno.
O Ibope também fez pesquisas em vários estados, mas aos contrário do Datafolha não misturou as sondagens. Para a pesquisa presidencial, foram ouvidas 2.506 pessoas em 174 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SERRA BATE NO MST E PEDE APOIO A 'EMPRESÁRIOS' LIGADOS AO TRABALHO ESCRAVO, JOÃO DÓRIA O 'LIDER' DO CANSEI VOLTA ATONA



Diante de empresários do grupo LIDE (presidido pelo tucano João Dória Jr., um dos mentores do movimento CANSEI), José Serra (PSDB/SP), fez um discurso batendo impiedosamente nos trabalhadores rurais sem-terra, na segunda-feira.

Na mesma segunda-feira, José Serra (PSDB) telefonou para o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP), e disse: "Sempre tivemos o seu apoio e, desta vez, espero que não seja diferente", afirmou Serra, lembrando que o deputado apoia os demo-tucanos de a eleição de FHC em 1994.

Na quarta-feira, chegou ao conhecimento público uma operação de fiscalização do trabalho, que libertou sete trabalhadores da Fazenda Paineiras, em Juara (MT). A propriedade pertence à Janete Riva, esposa do deputado estadual José Riva (PP). Dos 51 empregados encontrados na fazenda, 42 estavam sem registros e anotações na Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS) e sete eram mantidos em regime de trabalho escravo. (Da Rede Brasil Atual e do Repórter Brasil)

"Na segunda, Serra pediu apoio a deputado... que foi cassado na terça, por compra de votos" Quem não lembra de Ivete snagalo a MUSA do casei falando sheet, na época do CANSEI!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Centros Tecnológicos de Caruaru e Pajeú estão com 304 vagas abertas

Centros Tecnológicos de Caruaru e Pajeú estão com 304 vagas abertas

As vagas são para cursos de educação profissional; as inscrições podem ser feitas até o dia 30 deste mês

Os Centros Tecnológicos da Moda, em Caruaru, e do Pajeú, localizado em Serra Talhada, estão com 304 vagas abertas para cursos de educação profissional. As unidades têm gestão do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). As inscrições já estão abertas, e seguem até o dia 30 deste mês, no site da Fadurpe.

Para participar, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a 2º ou 3º série do Ensino Médio. As provas acontecem no dia de agosto. Elas terão quatro horas de duração – das 13h30 às 17h30. As inscrições custam R$ 15.

As provas serão escritas- objetivas de Português e Matemática. O resultado será divulgado no dia 23 de agosto, também no site da Fadurpe.

No CT Moda, são 64 vagas para o curso técnico em Gestão de Lavanderia Industrial, no turno noturno. No CT Pajeú, são oferecidas 240 vagas, sendo 60 para o curso técnico em Comércio, 30 vagas para o curso de Agroindústria, e mais 160 vagas para cursos técnicos em Informática.